Filosofia Iogue

Pessoas que desejam falar sobre filosofia de vida, meditação, experiências espirituais, samadhi, pranayama, ioga, kundalini, agni ioga e ensinamentos do Mestre Iogue Sri Kumara Avatar e relatos de seus alunos.

domingo, 27 de setembro de 2009

Samadhi II

"A Maya aprisiona a consciência nas teias da ignorância.

A agressividade alimenta mais ainda o medo, tornando-se um círculo vicioso.

Somente o samadhi solucionará este intrincado problema. Fora do samadhi não há esperança para o homem. Samadhi é liberdade!

A real transformação se opera através do samadhi.

Não há escravidão para o iogue experiente no samadhi.

Maya perde, progressivamente, o seu poder sobre o homem que avança no samadhi.

De início, o iogue não percebe mudanças satisfatórias em seu comportamento diário.

É preciso muita prática meditativa em samadhi, para que se transcenda Maya. Este foi o motivo pelo qual muitos iogues permaneceram, às vezes, anos a fio, em estado extático.

No entanto, não é este o Plano estabelecido por Deus, para a época atual.

Um novo método iogue, a Omkaarambindu Agni Yoga, foi doado à Humanidade, para que o praticante concilie suas experiências de samadhi com o constante auxílio aos discípulos.

A Omkaarambindu Agni Yoga dispensa o iogue do afastamento da vida diária, para a aquisição da consciência de samadhi.

As primeiras etapas pelas quais passa o iogue, que alcança o samadhi, são árduas, já que ele não consegue trazer para as ações do cotidiano suas recentes conquistas. Maya ainda é vitoriosa sobre este iogue, em muitas ocasiões.

Esta etapa é definida, em linguagem esotérica, como savikalpa samadhi. O iogue experiencia o samadhi, mas sente-se "separado da Divindade" e após "retornar" ao mundo dos homens é novamente acometido de ilusões.

A duração desta etapa dependerá da bagagem evolutiva que o iogue trouxe de vidas pretéritas. Pode durar meses, anos ou toda a presente encarnação do iogue.

De princípio, parece ao iogue, que ambos os mundos (o do samadhi e o mundo fenomênico) são irreconciliáveis. Então, poderá lhe advir estados de desânimo temporário.

Com o objetivo de ultrapassar esta etapa de savikalpa samadhi, Sri Ramakrishna permaneceu durante seis meses em estado extático. Alcançou então o estado de nirvikalpa samadhi, em que o iogue sente-se UM com o Todo. No entanto, faltava-lhe um nível maior de Iniciação (embora fosse ele um grande Iniciado), para sustentar este estado de nirvikalpa samadhi, durante todo o tempo, em seu dia-a-dia.

Esta dificuldade reside no fato de que um Ser, por mais elevado que seja, uma vez ocupando uma forma física, está sujeito a ocasionais perdas de lucidez perceptivas, no que se refere à transcendência de Maya.

É possível adquirir perfeita e ininterrupta lucidez acima de Maya, mas somente ao Iniciado que conquistou o Brahman samadhi ou Brahman nirvana (o mais alto nível do nirvikalpa samadhi), que exige uma muito elevada Iniciação.

Esta é a meta para todos, pouco importa o tempo que tal conquista possa levar para ser alcançada." Namastê!

Sri Suryan Om

2 comentários:

Cíntia Peixoto disse...

Ser discípula do Excelso Sri Kumara Avatar nesta vida é um previlégio raro. Sra. Agnes

Sri Bhaktiananda (Alexandre) disse...

Sentir a alegria Divina em todo o meu ser foi uma das experiências mais marcante que vivenciei em samadhi. Foi tão simples e ao mesmo tempo tão grandioso. É impossível descrever em palavras tal vivência. O Mestre já havia me alertado dizendo que a Divindade trabalha na simplicidade. O que posso dizer é que ao vivenciar essa profunda alegria me fez ser ainda mais grato ao Mestre por ter me conduzido aos pés da Divindade. O Samadhi me transformou profundamente. Namastê!

Sri Bhaktiananda (Alexandre)