Filosofia Iogue

Pessoas que desejam falar sobre filosofia de vida, meditação, experiências espirituais, samadhi, pranayama, ioga, kundalini, agni ioga e ensinamentos do Mestre Iogue Sri Kumara Avatar e relatos de seus alunos.

domingo, 7 de março de 2010

O Caminho Espiritual na Sathya Yuga



Muitos estudantes da espiritualidade alegam não ter tempo para a dedicação ao Caminho que leva o buscador às alturas da consciência divina. Na verdade, o que estes estudantes não possuem é o real interesse.

A evolução da consciência não exige de cada um mais do que se possa dar.

Podemos viver nosso dia-a-dia trabalhando, cuidando de nossos afazeres, sejam quais forem, e mesmo assim estarmos dedicando atenção ao progresso interior. É em nossa postura diária diante dos acontecimentos da vida que poderemos encontrar a maneira pela qual estaremos ou não trilhando a senda da evolução consciencial. Quando surge em nosso íntimo a chama da aspiração à Alma, toda a nossa vida passa a conspirar para a realização dessa aspiração. Desta forma, facilmente encontraremos tempo para nos recolhermos por alguns minutos e praticarmos nossa meditação e nosso estudo. De resto, será na forma como lidarmos com as situações que se interpõem em nosso caminho que estaremos colocando em prática o que aprendemos na teoria dos estudos espirituais e na meditação diária.

Bem mais tarde, quando já tivermos alcançado o almejado ponto no qual nossa consciência já desfruta dos níveis mais elevados da Alma Divina, quando já vivenciarmos, em samadhi, as verdades eternas do Universo, então perceberemos que fomos, aos poucos, sendo guiados a situações que favoreceram um ganho de tempo, a fim de podermos dedicar um pouco mais de atenção às tarefas específicas que expandem a percepção de nossa Alma ao Infinito. Mas muitos Adeptos (aqueles que alcançaram samadhi) têm uma vida bastante atribulada, pois o aprendizado não terminou para eles somente porque atingiram um ponto significativo na escada evolutiva. E quando se conquista samadhi, pode-se desfrutar dos êxtases em qualquer lugar que se esteja: no trabalho, no ônibus, na praia, na sala de espera do dentista, nos lugares mais inusitados, pois já não há mais aquela necessidade de se haver silêncio ou quietude para que o Adepto consiga comungar com o Espírito de Deus, com o Reino de Deus. Onde o Adepto estiver, conseguirá entrar no estado de samadhi e desfrutar da consciência nos níveis mais elevados, além do plano físico, além do astral e até do mental; estará mergulhado no plano búdhico e, se for um Mahatma, estará imerso nos níveis além do átmico, onde o Ser se torna Um com o Todo.

Agora, nos tempos de Sathya Yuga, na Era de Maitreya Buddha, o que os iogues do passado conquistaram, morando em distantes cavernas nos Himalayas, o iogue que vive na cidade grande poderá também conquistar, basta munir-se de sincera dedicação e aspiração altruísta.

Por esse motivo, o Caminho de Kalachakra foi ressuscitado, pois é o Caminho do Novo Mundo, do Homem Cósmico, é o Caminho de Maitreya Buddha, o Avatara do Terceiro Milênio.

OM TAT SAT

2 comentários:

Elizabeth disse...

Namastê. Que Ensinamento maravilhoso, esclarecedor e tão simples! Ele, bem como todos os outros dados neste Blog, ressoa profundamente em meu Espírito. Somente um Ser de tão elevada Estatura Espiritual é capaz de oferecer á Humanidade este valioso presente que é o Caminho do Kalacracra. Obrigada Mestre Sri Suryan OM. (Sri Ananda Moy - 12/03/2010).

sergio.rheing disse...

O maravilhoso de participar da Grande Obra na Sathya Yuga é quando em Samadhi, a energia da introspecção (meditação) flui para todos os cantos. Ela "magicamente" vem as vezes nas horas mais necessárias e aquele aparente instante ou situação turbulenta do dia a dia, parece se transformar num mar envolto de chamas ardentes. O prazer e a Alegria interior estão presentes também nesses momentos considerados mais difíceis e conflituantes. Percebo que sutilmente a energia do Samadhi vai contagiando todo e qualquer meio. Agradeço sempre a Sri Suryan Om por esta imensa dádiva e pelas oportunidades e experiências de crescimento que a mim (e ao mundo) estão sendo proporcionadas.
Aos meus Irmãos de Caminhada, não desistam nunca e aspirem sempre a conquista pelo Fogo Sagrado, porque esta ardente conquista interior, com certeza, valerá a pena.
Namastê, Sri Devananda